sábado, 18 de outubro de 2014

Rompendo o Silêncio: Escola municipal de Madre de Deus discute políticas educacionais para alunos surdos

Alunos surdos do município participaram ativamente do evento

Prof. Sandrelanio Pereira e os nossos alunos surdos Jonathas e Francine

Sexta-feira, 17, A Escola municipal Deijair Maria Pinheiro realizou a I MESA REDONDA: AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM, EDUCAÇÃO DE SURDOS E COTIDIANO. O evento reforça o calendário de setembro, onde se comemorou dia 26 o Dia Nacional do Surdo.

Para o professor Sandrelanio Pereira, especialista no tema, espaços estão sendo construídos, mas ainda há muito que se conquistar por parte dos alunos surdos. Muitos municípios não contam nem com professor em sala de aula para este seguimento e uma série de políticas públicas ainda precisa se tornar realidade.  

O evento contou com a participação da ampla comunidade escolar.  Alunos surdos e ouvintes, funcionários e coordenadores, direção e professores em suas diversas áreas fizeram presentes. Os professores de Libras da escola Tatiana Almeida, Julieze Souza e Sandrelanio Pereira foram os responsáveis pela organização do evento. A discussão de alto nível agradou a comunidade escolar e segundo o Diretor, Paulo Castro, o evento será integrado ao calendário pedagógico da escola com uma valorização que merece.

O objetivo do evento foi uma conversa técnica sobre a Educação de Surdos, suas principais vinculações teóricas e metodológicas, refletindo as práticas pedagógicas a partir do cotidiano. A mesa redonda foi pensada com a participação dos sujeitos surdos como iniciador desse debate, tendo inclusive um referencial adulto surdo, que foi a presença de Anselmo de Jesus, surdo de Madre de Deus e que atualmente reside em Salvador e é pedagogo. Alunos surdos, que estudam no município relataram seu compromisso com a Educação e a busca pela Autonomia.

Além da excelente palestra do pedagogo surdo Anselmo de Jesus, o prof. Sandrelanio Pereira e a profa especialista Tatiana Almeida conduziram o bate papo sobre a história da educação dos surdos no Mundo e no Brasil para pensarmos a política institucional-legal em Madre de Deus e processos de aquisição da linguagem para surdos.

Colaboram: Sandrelanio Pereira e Mário Ângelo Barreto.

Assista ao vídeo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar nossa postagem. Visite-nos sempre.